Tendo como objetivo formar multiplicadores de informação para o início da Coleta Seletiva porta a porta, a Prefeitura de Sobral realizou, nesta segunda-feira (02/10), no auditório do Paço Municipal, um momento de orientação com agentes de Combate a Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS), participantes do Agente Jovem Ambiental (AJA), Guarda Municipal, Defesa Civil, Jovem Guarda e articuladores comunitários da região do grande Sinhá Saboia para um momento de apresentação do projeto e sobre como ele funcionará.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Margareth Muniz, que realizou a abertura do encontro, Sobral já possui uma coleta seletiva ponto a ponto, isto é, conta com locais onde o material reciclável pode ser entregue pela população. "O que vamos iniciar agora é mais um passo, que é a coleta porta a porta por catadores credenciados pelas associações. Inicialmente teremos três rotas piloto, que servirão como testes para que esse tipo de coleta possa ser implantado em todo o município", explicou.

O projeto piloto de coleta porta a porta iniciará no bairro Sinhá Saboia, onde fica a primeira Central Municipal de Reciclagem inaugurada, e atenderá aproximadamente 1.200 domicílios. Os catadores farão uma rota no bairro às terças, quintas e aos sábados, recolhendo apenas materiais recicláveis separados pela população.

O ACE Alessandro Freitas, que atua na área onde o projeto iniciará, conta que há uma expectativa de melhora nos locais onde há descarte incorreto de lixo por parte da população. "Esse descarte incorreto é um dos grandes problemas que temos no combate às arboviroses e, com essa nova modalidade de coleta, que vem reforçar a que já existe, esperamos que haja uma melhora nesse ponto", destacou.

A coleta seletiva porta a porta iniciará na próxima semana, após a entrega de 20 triciclos elétricos pela Prefeitura de Sobral para catadores de materiais recicláveis. Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O projeto tem o envolvimento direto das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), além da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).