Selo de Qualidade

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), participou, no último sábado (19/08), em parceria com a Associação de Catadores Dom José Tupinambá da Frota, de uma ação de coleta seletiva de iniciativa do 4º Colégio da Polícia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho.

A escola promoveu uma gincana entre os alunos, com a finalidade de recolher materiais recicláveis e realizar doação à associação de catadores de materiais recicláveis que operam na Central Municipal de Reciclagem (CMR) da Expectativa.

A disputa ecológica, realizada entre os alunos, arrecadou 19.475 kg de materiais recicláveis, entre plásticos, papel, vidro e óleos e gorduras residuais (OGR). Todo este material foi encaminhado à CMR da Expectativa, onde passará pelos processos de triagem, prensagem e, em seguida, será comercializado, gerando renda às famílias dos catadores associados.

Além dos recicláveis, foram coletados também quase 20 mil unidades de materiais eletroeletrônicos, entre pilhas, baterias, eletrodomésticos e computadores, que serão destinados à logística reversa, por meio da parceria da Prefeitura de Sobral com o Grupo Eco-Central, que dará a destinação final correta a este tipo de resíduo.

De acordo com Cirliane Viana, coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos da Sesep, eventos como este colaboram com o aumento da produtividade dos catadores. “Além de colaborarem com os catadores, que sobrevivem da reciclagem, uma ação como esta da escola sensibiliza a população a realizar a coleta seletiva, como também conhecer toda estrutura que a Prefeitura dispõe para o descarte correto dos resíduos”, ressalta.