As quatro associações de catadores de materiais recicláveis de Sobral foram contempladas no programa Auxílio Catador, do Governo do Estado do Ceará. Ao todo, 89 catadores foram beneficiados e receberão auxílio correspondente a um quarto do salário mínimo vigente.
A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) deu suporte às associações, auxiliando em suas participações no edital.
As associações contempladas são: Associação de Catadores e Catadoras Força de Vida, Associação de Catadores e Catadoras do Bairro Dom José, Associação de Catadores e Catadoras Dom José Tupinambá da Frota e Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral.
Ao todo, 3.644 catadores do Ceará foram habilitados no resultado final.
O programa visa assegurar a redução dos impactos no meio ambiente, através dos serviços ambientais prestados pelos catadores cearenses associados, a partir da realização da coleta seletiva, e contribui para a mobilidade social dos catadores, fortalece o associativismo na categoria, amplia o volume de materiais recicláveis coletados e comercializados pelos catadores e, por conseguinte, complementa e aumenta sua renda per capita.