A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), realizou, no mês de junho deste ano, a coleta em 105 domicílios, por meio da “Coleta Programada”. O serviço ofertado pela Sesep recolhe, gratuitamente, móveis, materiais volumosos e inservíveis, dando a destinação final correta a móveis velhos, sofás, colchões, eletrodomésticos, dentre outros.

A coordenadora da Limpeza Pública, Deborah Nunes, explica que, após o recolhimento do móvel inservível, ele é direcionado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), onde há uma equipe de garis da Prefeitura de Sobral que realiza a fragmentação do material. São separadas madeiras, tecidos de revestimento, partes metálicas, espumas, borrachas, plásticos, dentre outros. Cada material é direcionado para destinação final adequada.

“Os recicláveis são direcionados às Centrais Municipais de Reciclagem (CMR), as madeiras limpas são doadas para padarias, já as sobras de tecido, por estarem muito deterioradas e por estarem em pequena quantidade, são consideradas rejeitos e encaminhadas ao aterro sanitário”, esclarece a coordenadora.

A ação do poder público municipal, com a parceria da população sobralense, resulta em economia no serviço de limpeza pública, pois, ao separar este material, evita-se que todo ele seja aterrado, o que gera custo ao município e ainda incrementa a renda dos catadores associados que recebem os materiais recicláveis oriundos da “Coleta Programada”.

O serviço de “Coleta Programada” pode ser solicitado pelo telefone: 0800 275 23 25.