Em reunião, nesta quarta-feira (22/06), com os 73 diretores escolares da rede pública de ensino, a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Sobral (Sesep), Cirliane Viana, orientou e senbiliziou os presentes sobre a obrigatoriedade da implantação da coleta seletiva nas escolas do município. O momento foi promovido pela Secretaria da Educação e realizado no auditório da Prefeitura de Sobral.

De acordo com a Lei Municipal nº 1.598, de 1º de dezembro de 2016, as repartições públicas são responsáveis pela separação do lixo reciclável e destinação para as associações de catadores de materiais recicláveis que operam nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMR).

Sobral conta com três CMRs, duas atuantes e uma em reforma, e uma associação de catadores no distrito de Aracatiaçu, que são distribuídas estrategicamente para cobrir o território sobralense e atender a abrangência contida no plano de coleta seletiva do município.

Para Cirliane Viana, as entidades escolares são de imensa importância pois, além de trabalharem a sensibilização dos munícipes, executam o efeito multiplicador das ações da coleta seletiva. “Os educadores são pilares da nossa sociedade e, contando com o apoio deles na coleta seletiva, podemos ampliar cada vez mais a boa prática da nossa gestão de resíduos”, afirmou a coordenadora.

Por meio da coleta seletiva os materiais recicláveis, ao invés de serem aterrados na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), poderão ser doados para as associações de catadores das CMRs e, assim, destinados corretamente, retornando a cadeia produtiva e gerando renda aos catadores.

Serviço:
CMR SINHÁ SABÓIA: Rua Engenheiro José Figueiredo, nº 110, bairro Cohab II.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 8h às 12h.
CMR EXPECTATIVA: Rua Alameda Ceará, nº 505, bairro Juvêncio de Andrade.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; aos sábados, das 7h às 12h.