A Central Municipal de Reciclagem (CMR) do complexo Sinhá Sabóia comemora hoje, 17 de maio, um ano de operação. Nesta data também é comemorado o “Dia Internacional da Reciclagem”. Operacionalizada pela Associação de Catadores Força de Vida, com o apoio da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, a Central tem 19 catadores trabalhando no local, que serve de ponto de triagem e acondicionamento de resíduos recicláveis.

A associação mantém parcerias com órgãos públicos e privados, que enviam materiais recicláveis para a CMR, dando a destinação correta dos resíduos e colaborando com a melhoria da renda dos catadores, que reciclam, entre 10 e 30 toneladas de resíduos mensalmente.

Neste primeiro ano, a CMR recebeu diversas visitas de municípios vizinhos e de outras associações de catadores que buscam exemplo de uma experiência exitosa como a de Sobral no segmento da reciclagem com o apoio do poder público municipal.

A CMR faz parte da proposta de gestão de resíduos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) e é também um ponto de entrega voluntária, onde a população pode levar seu material separado para reciclagem e também materiais volumosos como podas, móveis e materiais inservíveis.

A Central Municipal de Resíduos está localizada na Rua Engenheiro José Figueiredo, nº 110, bairro Cohab II, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.