Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Palavras Chave

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), recolheu, no mês de abril, 289,32 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público. Os resíduos orgânicos são destinados ao Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

A coleta seletiva no Mercado Público está em fase de ampliação, passando a recolher também óleo e resíduos orgânicos do setor de peixes e da área alimentícia. Atualmente são coletadas cerca de 10 toneladas de resíduos orgânicos do setor de hortifruti do Mercado mensalmente, que recebem a destinação final correta.

Estes resíduos são misturados com os restos de poda urbana, triturados e passam pelo processo de decomposição e estabilização biológica, durante 50 a 90 dias. Após este período o material se transforma em composto orgânico, que será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, distribuição de pequenas quantidades para a população, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais.