A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), recolheu, no mês de fevereiro deste ano, 374 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). A destinação correta dada a estes resíduos orgânicos é o Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

A coleta seletiva de orgânicos no Mercado Público tem aumentado consideravelmente. Neste mesmo mês de fevereiro foram coletados mais de 6 toneladas de resíduos, o que indica um resultado de boas práticas dos permissionários ao separar o orgânico do lixo comum.

COMPOSTAGEM

Ao chegar no Pátio de Compostagem todo o resíduo oriundo das podas é triturado, misturado com os orgânicos vindos do Mercado e passam pelo processo de decomposição e estabilização biológica dos substratos orgânicos. Sob condições adequadas de temperatura, no período de 50 a 90 dias, estará pronto o adubo orgânico.

Com este processo o material se transforma em composto orgânico, que será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas. O adubo também é distribuído em pequenas quantidades para a população, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).