Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave


Técnicos da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará e consultores visitaram, nesta terça-feira (08/03), o Pátio Municipal de Compostagem. Gerenciado pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), o equipamento processa os resíduos orgânicos produzidos na cidade e transforma em composto orgânico. O objetivo da visita foi acompanhar o processo de operação do pátio, que servirá de modelo para o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral.

Na visita, os técnicos analisaram a viabilidade operacional, capacidade de processamento e área de atuação do Pátio de Compostagem de Sobral, além de levantarem dados para elaboração de um projeto de financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Os recursos serão destinados à implantação de uma área de compostagem e reaproveitamento dos resíduos orgânicos e domiciliares gerados pelos municípios que integram o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral.

 

Com a aprovação deste projeto, Sobral receberia uma iniciativa piloto para ampliar o processo de compostagem de resíduos, com melhoria nos processos e estruturas operacionais. “Com o novo equipamento será possível ampliar em até 85% o aproveitamento dos resíduos orgânicos e domiciliares para transformação em biocomposto. Assim seria possível diminuir significativamente os rejeitos depositados no aterro sanitário, aumentando sua vida útil em até seis vezes”, explica o secretário da Conservação e Serviços Públicos de Sobral, Carlos do Calisto.

Atualmente Sobral destina, mensalmente, ao aterro sanitário cerca de quatro mil toneladas de rejeitos. Já o Pátio Municipal de Compostagem recebe, em média, cerca de 400 toneladas de resíduos orgânicos mensais.

Participaram da visita, o secretário da Conservação e Serviços Públicos de Sobral, Carlos do Calisto; a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Sesep, Cirliane Viana; o técnico responsável pela operação do Pátio Municipal de Compostagem, Ricardo Parente; a coordenadora de Limpeza Pública, Déborah Nunes; o coordenador de Gestão e Captação de Recursos da Secretaria das Cidades, Gilber Costa; e os consultores Wagner Jucá, Fernando Matos e Josias Cordeiro.

 

Facebook