As Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), estruturas geridas pela Prefeitura de Sobral, compartilhadas com as associações de catadores, que são acompanhadas pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), receberam, neste mês de setembro, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, mobílias e equipamentos de proteção individual, para auxiliar no desempenho de suas atividades e manejo com os resíduos recicláveis.
As Associações de Catadores Força de Vida e Dom José Tupinambá da Frota, receberam: geladeira, fogão, bebedouro de água, mesas para escritório, cadeiras giratórias, mesa de copa com 10 lugares e dois armários. Cada associado recebeu dois fardamentos, capacetes protetores, luvas, chapéus de proteção, botas e óculos.
A CMR ainda receberá equipamentos como: prensa enfardadeira, balança e maquinário para tratamento do óleo de cozinha. Essas ações fazem parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), que contempla 18 municípios, onde Sobral é a cidade pioneira no projeto de implantação da coleta seletiva.
Para o secretário da Conservação e Serviços Públicos de Sobral, Carlos do Calisto, o recebimento destes equipamentos é importante para modernizar a coleta que será realizada pelos catadores, dando para eles uma melhor condição de trabalho e contribuindo para aumentar sua renda. “É muito bom ver que os catadores acompanhados pela Sepep estão desenvolvendo, cada vez mais, um ótimo trabalho na coleta seletiva da nossa cidade”, ressalta.
Atualmente Sobral tem 3 CMRs, com dois equipamentos em pleno funcionamento e um passando por reforma, com isto, a área de abrangência da coleta seletiva cobrirá toda a sede de Sobral, podendo ser feita de ponto a ponto ou por meio de agendamento com os próprios catadores, além da CMR servir de ponto de entrega voluntário.