A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), iniciou nesta segunda-feira, (21/06), as atividades de operação da Central Municipal de Reciclagem (CMR) no Bairro Expectativa, em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras Dom José Tupinambá da Frota.
A CMR faz parte da proposta de controle de resíduos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). O equipamento serve de local para triagem de resíduos recolhidos pelos catadores. Serve também como ponto de entrega voluntária por parte da população, que poderá levar até a CMR seus resíduos separados para reciclagem e também materiais volumosos como podas, móveis, pequenas quantidades de resíduos de construção civil e outros tipos de materiais inservíveis.
De acordo com o secretário da Conservação e Serviços Públicos de Sobral, Carlos do Calisto, a nova CMR é mais um passo que Sobral dá no avanço do cumprimento das políticas públicas ambientais e na legislação que compete aos resíduos sólidos. “A CMR ainda representa apoio e contribuição para a geração de renda aos catadores e, juntos, colaboramos com o meio ambiente”, ressalta o secretário.
A Associação de Catadores Dom José Tupinambá da Frota tem 21 catadores associados que são acompanhados pela equipe técnica da SCSP há três anos. Eles recebem apoio logístico de como operacionalizar, receber os resíduos, segregar e acondicionar nas dependências da CMR.
A figura do catador de recicláveis para a coleta seletiva é de extrema importância. Graças ao seu trabalho de coleta, a quantidade de materiais descartados que ocupariam espaço no aterro diminui, aumentando sua vida útil, ao mesmo tempo que ajuda Sobral a economizar na coleta, no transporte e disposição final destes materiais. O catador tem sua fonte de renda por meio dos recicláveis e colabora com o meio ambiente.
A Central Municipal de Reciclagem está localizada na Rua Alameda Ceará, nº 505, bairro Juvêncio de Andrade e funciona de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h, aos sábados das 7h às 12h.