A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), iniciou, há um mês (17 de maio), as atividades de operação da Central Municipal de Reciclagem (CMR) do Sinhá Sabóia, em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras Força de Vida.
De acordo com a Associação de Catadores, foram recolhidos neste primeiro mês de operação na CMR mais de 30 toneladas de materiais recicláveis, além de outros que são destinados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR); e materiais orgânicos que são destinados ao Pátio Municipal de Compostagem.
A destinação correta dos resíduos gera economia para Sobral, na coleta, transporte e disposição destes, enquanto gera renda para os catadores associados que comercializam com empresas especializadas em reciclagem. Neste primeiro balanço, a rentabilidade para a associação foi de mais de R$ 5.000,00.
O equipamento é parte da proposta de controle de resíduos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), onde serve de local de triagem de resíduos por parte dos catadores associados; e também como ponto de entrega voluntária, em que a população pode levar seu material separado para reciclagem, materiais volumosos, como podas, móveis e inservíveis.
Para a presidente da Associação, Dona Ivonete, a CMR é a realização de um sonho. “É o complemento que nós catadores estávamos precisando, para melhorar nosso trabalho e também nossa renda”, ressalta.
A estrutura ofertada pela CMR auxilia a coleta seletiva de Sobral; e o trabalho dos catadores torna-se menos insalubre.
A Central Municipal de Resíduos está localizada na Rua Engenheiro José Figueiredo, nº 110, bairro Cohab II. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.