A Prefeitura de Sobral está implantando lixeiras subterrâneas no Residencial Nova Caiçara. As estruturas auxiliam na redução de pontos de descarte irregular de lixo. A primeira está localizada na Rua Bem-Te-Vi (entre o campinho e a Estação de Tratamento de Água).
Ao todo, serão instalados no bairro 19 conjuntos, cada um com compartimentos para lixo seco e lixo úmido. Ao estimular o descarte correto dos resíduos sólidos, a ação incentiva a coleta seletiva e a reciclagem, como forma de preservar o meio ambiente.
A execução e operação das lixeiras é desenvolvida por meio das secretarias do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Infraestrutura (Seinf), do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e dos Serviços Públicos (Sesep).
O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), firmado por meio de contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Lixeiras subterrâneas
Debaixo dos coletores, há dois contêineres com capacidade de até 2 mil litros, que serão coletados periodicamente por um caminhão basculante, adaptado com um guincho que possa retirar e devolver os contêineres.