No mês dedicado à primeira infância, a Prefeitura de Sobral, por meio das Secretarias da Conservação e Serviço Público (Sesep), do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizou, nesta segunda-feira (21/08), atividades no Centro de Educação Infantil Jacyra Pimentel Gomes, localizado no bairro Sinhá Sabóia.

A ação envolveu alunos com cerca de seis anos de idade, abrangendo oficinas de coleta seletiva, botânica, revitalização de um espaço na própria escola com materiais recicláveis, pintura livre e um plantio coletivo de mudas de plantas. A intenção foi proporcionar uma experiência educativa e envolvente, estimulando a compreensão das crianças sobre a importância da reciclagem e o cuidado com o meio ambiente.

Durante a oficina de coleta seletiva, as crianças aprenderam sobre a importância da separação adequada dos resíduos e seu impacto no meio ambiente. A oficina de botânica explorou os diferentes aspectos das plantas, destacando seu papel no ecossistema e os benefícios que oferecem.

O ponto alto da atividade foi o plantio conjunto de mudas de plantas, uma experiência prática que ressaltou a relação entre seres humanos e natureza. As ações do evento representaram o compromisso da cidade com o desenvolvimento saudável da primeira infância e a conscientização ambiental.

Essa iniciativa demonstrou como a colaboração entre diferentes áreas pode contribuir para a educação e o engajamento das crianças em questões relevantes desde os primeiros anos de vida.

SOBRAL, CIDADE DAS INFÂNCIAS

A Lei Federal n.º 14.617 de 10 de julho de 2023 instituiu o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância. A medida visa ressaltar a importância da fase que abrange desde o momento da gestação até os seis anos de idade da criança, destacando o papel crucial que esta fase desempenha no desenvolvimento humano.

Sobral, que vem investindo na promoção do bem-estar das crianças em seus primeiros anos de vida, aderiu à rede Urban95 em 2021, uma iniciativa global que busca tornar as cidades mais adequadas para as crianças pequenas. Isso se manifesta através de ações como a criação de espaços públicos especialmente voltados para a primeira infância, vias seguras para passeios, aumento da arborização e intervenções artísticas, entre outras medidas.

Além disso, o município está se preparando para implementar um sistema de educação em tempo integral, que compreende reforma e construção de novos Centros de Educação Infantil, promovendo um ambiente propício para o aprendizado contínuo desde os primeiros anos de vida. A cidade também demonstra comprometimento com a saúde das gestantes e das crianças, oferecendo benefícios e serviços socioassistenciais, bem como programas educativos sobre trânsito.

A valorização que o município dá à primeira infância pode ser comprovado por meio de iniciativas como o Trevo de Quatro Folhas e o Projeto Coala, focados no bem-estar de gestante e bebês. A extensão da licença-maternidade para servidoras municipais por 240 dias e o Programa Crescer Bem, programa de transferência de renda municipal, destacam o compromisso com o desenvolvimento saudável. A Semana do Bebê, criada em 2012, reforça a conscientização sobre essa fase crucial, enquanto um currículo escolar específico e o novo Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) evidenciam a seriedade na educação desde cedo. O engajamento com o Governo do Estado e com a Rede Urban95 resultou no lançamento do PMPI, com metas claras para promover um ambiente propício ao crescimento saudável, destacando a importância de manter investimentos e sensibilidade para abordar amplamente as necessidades das crianças nesse período.