Na manhã desta segunda-feira (28/12), o secretário dos Serviços Públicos, Paulo Vasconcelos, e a vice-prefeita Christianne Coelho entregaram kits de trabalho para os catadores da Associação Força de Vida, do bairro Sinhá Sabóia. O grupo fará parte do projeto-piloto de implantação da coleta seletiva no município, ação da Política Municipal de Resíduos Sólidos, instituída em 2011 pela Lei nº 1102.

O kit contém blusa, crachá, bota, boné e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenção ao coronavírus. Os produtos são fruto de doações feitas pela Prefeitura e instituições parceiras.

Participaram também do momento a empresária Sandra Arcanjo, do grupo R-CIA (doador das blusas), e a coordenadora do Núcleo da Coleta Seletiva, Cirliane Viana.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), finalizou os serviços de montagem da tradicional decoração natalina, feita sempre nos principais pontos da cidade. O Rio Acaraú conta novamente com três árvores de Natal. Montadas em cima de balsas, as árvores medem sete metros de altura. Toda a iluminação conta com lâmpadas de LED.

O Boulevard do Arco também ganhou iluminação especial, com um corredor de microlâmpadas e um globo iluminado. Na Praça São João a Prefeitura montou um presépio e também um corredor de luz. Já a Praça da Coluna da Hora (Praça Dr. José Sabóia) foi decorada com pingentes (globos e estrelas) suspensos em árvores e estruturas em formato de anjo.

Diversos outros locais também foram decorados e ganharam mais visibilidade com a decoração natalina: Praça de Cuba, Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, Centro de Convenções, Avenida Senador Fernandes Távora, Margem Esquerda e parques da Cidade e Pajeú.

Visando manter o estoque de bolsas de sangue neste período de pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade Sobral, firmou uma parceria com a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep) para realizar um momento de doação de sangue dia 8 de janeiro, na sede da Sesep (Rua Dr. João do Monte, 519, Centro), das 8h às 17h.

No final de novembro, a Sesep foi homenageada pelo Hemoce em reconhecimento pela parceria nesse tipo de ação. Em duas edições do "Sesep Solidária", foram doadas cerca de 150 bolsas de sangues. 

Para evitar aglomerações e oferecer um atendimento individualizado, o Hemoce disponibiliza números para que os voluntários possam escolher o horário da doação, o agendamento pode ser feito pelos telefones (88) 3677.4623, (88) 3677.4627, (88) 3677.1512 (WhatsApp) ou pelo Portal do Doador.

O coordenador da Limpeza Pública, Júnior Javi, se reuniu, na segunda-feira (14/12), com os gerentes de áreas para tratar sobre novos métodos e planos para a limpeza do município.

Júnior Javi apresentou os pontos de lixo que ainda existem na cidade e celebrou a eliminação de 75% deles. O coordenador garantiu a intensificação da manutenção de limpeza nos pontos já revitalizados, com os serviços de capina, varredura e pintura de meios fios. Ele ainda apresentou os novos planos voltados os enfretamento de problemas que possam ser causados pela quadra chuvosa que se aproxima. 

Cada gerente apresentou dados e números de suas áreas. Os servidores aproveitaram para destacar a importância da execução dos serviços nos bairros e distritos.

 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), concluiu a 4ª fase de substituição de lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED nos bairros Sinhá Sabóia, Padre Ibiapina, Domingos Olímpio e Cohab I e II. Algumas ruas e avenidas de grande fluxo também foram contempladas: Coronel Diogo Gomes, Desembargador Moreira, Boulevard João Barbosa, Oriano Mendes, Av. Arimatéia Monte e Silva, Av. Idelfonso de Holanda, além da Margem Esquerda.

A ação tem como objetivo garantir iluminação de qualidade para todos. O LED é mais potente, econômico e aumenta a sensação de segurança nas áreas beneficiadas.

O projeto de substituição de lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED também já beneficiou os bairros Cidade José Euclides, Vila União, Dom José I e II, Padre Palhano, Sumaré, Santa Casa, Tamarindo, Dom Expedito, Cidade Gerardo Cristino de Menezes, Parque Silvana, Paraíso das Flores, Alto da Brasília, Pedrinhas, Alto da Expectativa, Betânia, Novo Recanto e Alto do Cristo.