Nesta quarta-feira (06/11), o secretário de Serviços Públicos, Paulo Vasconcelos, acompanhado de sua equipe, participou de uma sessão do projeto Câmara Mirim, na Câmara Municipal de Sobral. O secretário apresentou aos vereadores o funcionamento de cada órgão (iluminação, limpeza e transporte) da pasta e os serviços que vêm sendo realizados na cidade.

Paulo Vasconcelos, além de escutar reivindicações, esclareceu algumas dúvidas dos participantes do projeto.

A sessão foi presidida pela presidente da Casa, a vereadora mirim Thaís Lara Batista Menezes.

Na manhã desta terça-feira (05/11), servidores das secretarias de Serviços Públicos (Sesep), do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizaram, no distrito de Aracatiaçu, uma ação de conscientização sobre o descarte irregular de lixo. A ação respeita a Lei nº 1789, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

As atividades foram voltadas aos comerciantes, que foram orientados sobre a responsabilidade compartilhada dos geradores para o descarte adequado. Foram informados ainda sobre a importância da coleta seletiva de materiais, que podem ser destinados aos catadores locais.

A ação foi realizada em conjunto com a Associação de Catadores e Agentes Ambientais de Sobral (AGAMSOL).

Na tarde desta quarta-feira (23/10), o prefeito Ivo Gomes participou de duas reuniões na Central de Tratamento dos Resíduos (CE-183, nas proximidades da BR-222). A primeira, com o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral, do qual é presidente. Na ocasião, foram discutidos a aprovação do orçamento para 2020 e a municipalização do trânsito, já que o objetivo é levar o exemplo de Sobral, que teve o trânsito municipalizado em 2001, para as cidades vizinhas. O encontro contou com participação de representantes do Ministério Público.

O consórcio gerencia a Policlínica Bernardo Félix da Silva e o Centro de Especialidades Odontológicas Reitor Ícaro de Sousa Moreira. Compõem o consórcio Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca e Varjota.

A segunda reunião foi com os integrantes do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Na pauta, a aprovação do orçamento para 2020.

O consórcio é composto por Sobral e mais 16 municípios: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

Nesta quarta-feira (06/11), o secretário de Serviços Públicos, Paulo Vasconcelos, participará de uma sessão do projeto Câmara Mirim, na Câmara Municipal de Sobral. A partir das 18h30, o secretário vai à tribuna falar sobre o trabalho que a Sesep vem realizando na cidade.

O projeto Câmara Mirim tem como objetivo incentivar alunos das escolas públicas e privadas do município a exercerem e vivenciarem na prática uma vida política.  

Nesta sexta-feira (18/10), a coordenadora da coleta seletiva da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Cirliane Viana, visitou o distrito de Aracatiaçu em busca de parcerias para implementação da coleta seletiva. Em seguida, visitou as escolas Coronel Francisco Aguiar e o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria de Lourdes de Vasconcelos.

Segundo a coordenadora, a ação visou sensibilizar a população local para a prática da separação dos resíduos sólidos e a destinação adequada, com a sugestão da inclusão dos catadores da Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral (AGAMSOL).

Já nas escolas, a visita teve como objetivo mobilizar os funcionários e depois envolver os pais e alunos na separação e entrega dos resíduos no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que serão instalados nas escolas.