A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), iniciou, nesta quarta-feira (01/04), a limpeza e desinfecção de locais estratégicos (aqueles com maior fluxo de pessoas na cidade) em combate ao novo coronavírus.

Com o objetivo de tentar conter a disseminação da Covid-19, a Sesep está adotando uma limpeza especial, com água, sabão, água sanitária, cloro e quaternário de amônia.

Já receberam os serviços a Praça da Coluna da Hora, Boulevard do Arco e Becco do Cotovelo. Outras áreas, como academias ao ar livre e praças, também receberão a limpeza.

A Prefeitura vem recebendo muitas contribuições para o enfrentamento ao coronavírus. Uma das parcerias foi fechada com a empresa Honda Nortmotos, que emprestou os pulverizadores costal motorizados para aplicação de desinfectante em colunas, paredes, postes, bancos e corrimãos. 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), está trabalhando diariamente na limpeza de locais com grande fluxo de circulação de pessoas, como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19). A limpeza é feita com água, sabão e água sanitária.

Nesta terça-feira (24/03), equipes de limpeza estiveram na Praça de Cuba e no Becco do Cotovelo. Na segunda-feira (23/03), o Mercado Público, que reabriu nesta quarta-feira (25/03), após permanecer fechado por três dias, recebeu uma higienização completa antes de ser reaberto ao público.

Segundo o coordenador da Limpeza Pública, Júnior Javi, “essa mega operação, está sendo realizada por 6 equipes de garis na sede, com o objetivo de combater a proliferação do novo coronavírus”. Ele ainda ressalta que os distritos continuam recebendo outras atividades de limpeza normalmente (capina e varrição).

Por prevenção, apenas garis com menos de 60 anos de idade, e que não apresentem quadro de comorbidade (pessoas com doenças associadas), estão trabalhando.

O prefeito Ivo Gomes recebeu, nesta terça-feira (10/03), uma comitiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que veio acompanhar a execução do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) e vistoriar as obras em andamento no município, financiadas pelo empréstimo de U$ 50 milhões da instituição para Sobral.

Além do representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, e do prefeito, estiveram presentes técnicos do banco e do governo municipal.

A comitiva visitou o novo Parque Pajeú, onde observou a construção dos jardins filtrantes e o funcionamento da Areninha. Em seguida, o grupo visitou obras de saneamento no Parque da Cidade, o novo Alto do Cristo e a adutora da Serra do Rosário.

Para Jaime Holguín, Sobral está de parabéns pelo comprometimento do prefeito com o programa. "Isso faz toda a diferença para que o empréstimo tenha sucesso", ressaltou.

De acordo com o executivo de Setor Público do CAF, Diego Vittori, assim como na área da educação, Sobral está preparada para ser referência no país também em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos, outra área de atuação do Prodesol.

O Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio de investimentos em saneamento básico e ambiental, gestão socioambiental e requalificação da infraestrutura urbana do município.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), também adotou estratégias de prevenção ao novo coronavírus dentro dos novos transportes coletivos urbanos. Entre as medidas, a intensificação da limpeza diária nos veículos e a abertura das janelas para a circulação de ar.

A Sesep sugere que as empresas de transporte de passageiros interurbanos e interestaduais, que tem como ponto de desembarque a cidade de Sobral, devem adotar as medidas de prevenção no que se refere à higienização e aglomeração de pessoas.

Na sede da Sesep, e em alguns locais ligados à secretaria, álcool em gel está disponível para os usuários.

A linha Renato Parente - Centro será a primeira linha de transporte coletivo urbano de Sobral a entrar em funcionamento. O início da operação assistida (fase de testes, para acertar todos os detalhes operacionais da linha, até o seu funcionamento oficial e definitivo) está marcado para este sábado, dia 7 de março.

Os ônibus, com capacidade para 50 passageiros, rodarão, inicialmente, de segunda a sábado, de 6h até as 19h45min (horário em que o último carro partirá do início da rota, no bairro Renato Parente), com intervalos de 12 a 17 minutos.

Os veículos possuem ar-condicionado, plataforma para cadeirantes, internet grátis e quatro câmeras de monitoramento interno. Além disso, toda a frota será rastreada por satélite em tempo real, oferecendo mais conforto e segurança para os passageiros.

Para utilizar o serviço, o usuário poderá adquirir a passagem única ou o cartão mensal. Funciona assim: comprando a passagem única no valor de R$ 1,00, o passageiro poderá fazer uma viagem. Esse valor é de meia passagem para todos os usuários nessa fase inicial de testes.

Se, em vez disso, optar pelo cartão mensal no valor de R$ 30, que também corresponde à meia passagem, o passageiro poderá utilizar o transporte quantas vezes quiser, até o dia 10 do mês seguinte ao da compra. É importante destacar que os valores da tarifa são temporários e valerão durante o período de testes.

Os bilhetes poderão ser adquiridos a partir desta sexta-feira (06/03) nos pontos de venda credenciados (descritos abaixo) e identificados com adesivos do Trans Sol.

Em caso de dúvidas, contate a Secretaria dos Serviços Públicos, por meio do aplicativo WhatsApp, através do número (88) 9.8886.6699.

Itinerário

Na ida, o coletivo sairá da Avenida Mãe Rainha, no Bairro Renato Parente, e percorrerá as ruas e avenidas: Francisca Ximenes Azevedo, Maria da Conceição Azevedo, John Sanford, Ipês, Canário, Padre Osvaldo Chaves, Joaquim Alves Pereira, Ministro César Cals, Paulo Franco Barbosa, John Sanford, Deputado João Frederico Gomes, 7 de Setembro, Doutor Carlos Rolim Martiniano, Arimatéia Monte e Silva, Jornalista Deolindo Barreto, Coronel Diogo Gomes e Viriato de Medeiros.

Na volta, o trejeito será: Viriato de Medeiros, John Sanford, Manuel Marinho de Andrade, Ministro César Cals, Raimundo Alves, Padre Osvaldo Chaves, Canário, Ipês, Resedás, John Sanford, estrada para o Cachoeiro, Ipu, John Sanford, Cleto Ferreira da Ponte e Mãe Rainha.

Pontos de venda

Farmácia O Rodolfo (R. Viriato de Medeiros - Centro)
Café Jaibaras (Beco do Cotovelo - Centro)
Farmácia Princesa do Norte (Av. Mãe Rainha - Renato Parente)
Mercadinho Reis (Av. Mãe Rainha - Renato Parente)
Mercadinho Rubens (Av. Mãe Rainha, Renato Parente)
Mercadinho Pioneiro (Av. Rita Leite - Renato Parente)
Depósito São Francisco (Rua Padre Osvaldo Chaves - Cidade José Euclides)
Mercadinho Parente (Av. Ministro César Cals, Cidade José Euclides)
Eudes Construções (Av. Ministro César Cals, Cidade José Euclides)
Padaria e Confeitaria União (Av. Ministro César Cals, Cidade José Euclides