A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), segue firme com as atividades da 3ª fase de substituição de lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED. Os bairros Cidade Gerardo Cristino Menezes, Alto do Cristo, Alto da Brasília e Pedrinhas já tiveram a troca da iluminação toda concluída.

No momento, o serviço está sendo realizando nos bairros Parque Silvana, Alto da Expectativa e na Av. José Euclides Ferreira Gomes. Os bairros Coração de Jesus, Betânia e Alto Grande também serão contemplados.

O objetivo da ação é garantir iluminação de qualidade para todos. O LED é mais potente e vai aumentar a sensação de segurança nas áreas beneficiadas.

O secretário de Serviços Públicos, Paulo Vasconcelos, nesta quinta-feira (02/01), se reuniu com o coordenador da Limpeza Pública, Júnior Javi, para definição de medidas e soluções emergenciais de limpeza durante o período de temporada chuvosa.

Foi definido que uma equipe de 25 garis ficará de plantão 24 horas, durante todos os dias. Um caminhão também ficará disponível para suporte. A equipe vai dar apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros em casos de enchentes.

Com base nos principais desafios enfrentados pelas regionais, foi elaborado um conjunto de medidas e ações, entre elas estão a limpeza de ruas, avenidas, coleta de lixo e esgoto, assim como a diminuição de diversos pontos de lixos críticos de Sobral.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou, nesta quinta-feira (12/12), mais uma edição do Sesep Solidária. A ação contou com participação dos servidores públicos que integram a Sesep, incluindo garis e gerentes de fiscalização. O evento promoveu corte de cabelo gratuito, café da manhã e doação de cerca de 60 bolsas de sangue. Aproximadamente 70 pessoas participaram do momento.

O Sesep Solidária, que nesta edição contou com a parceria do Instituto Infort e do Hemoce Sobral, tem como objetivo incentivar a solidariedade e a interação entre os servidores da secretaria.

 

Foi inaugurada, neste sábado (14/12), a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Sobral, a primeira unidade deste tipo no Estado do Ceará. O momento contou com a presença do prefeito Ivo Gomes e do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, entre outras autoridades.

Agora, a Central será gerenciada pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, formado pelo município e mais 16 cidades.

"Na realidade, a obra extrapola os limites da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos. Cada um dos municípios recebeu uma Central Municipal de Reciclagem e uma estação de transbordo", explicou o prefeito Ivo Gomes. As centrais de reciclagem têm como objetivo incentivar a sustentabilidade. A medida também impacta nos custos dos municípios com a CTR, pois o valor é cobrado proporcionalmente à quantidade de lixo enviado à Central.

"Essa é uma obra que não tem muita visibilidade para a população. Ela fica um pouco distante da cidade, poucas pessoas vêm aqui, mas a gente sabe a importância do impacto que essa obra tem, o que ela significa para o meio ambiente e para as pessoas", iniciou o governador Camilo Santana. "Essa é uma obra coletiva, pois sabemos dos problemas que cada município tem com seu lixão".

"O próximo passo é colocar esses equipamentos para funcionar. Para isso, o Consórcio já lançou uma licitação para selecionar a empresa que será responsável pela operação desse sistema, que é complexo, que é novo. Mas tenho certeza que pelo empenho dos prefeitos e que com o apoio da Prefeitura de Sobral, do prefeito Ivo Gomes, até meados de fevereiro, início de março, já estaremos destinando o lixo de nossas cidades para a Central de Tratamento de Resíduos", informou o presidente do Consórcio, e prefeito do município de Forquilha, Gerlásio Loiola.

Construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado do Ceará, na ordem de R$ 40 milhões, a CTR possui área de 102 hectares e conta com aterro sanitário com unidades de tratamento de resíduos da construção civil e da saúde e um pátio para compostagem. Dispõe ainda de serviços de disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Fazem parte do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral as cidades de Sobral, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.

 

Nesta quinta-feira (05/12), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou uma confraternização para os garis que trabalham na coleta do município. O evento ocorreu no Palmeiras Country Club. A programação contou com torneio de futebol, distribuição de sandálias (parceria com a Grendene), sorteio de brindes, show musical, e outras atividades.

“Este é um momento de reunir estes heróis que cuidadosamente cuidam da limpeza da cidade, com todo amor e com toda responsabilidade. E um momento para se divertir, brincar e dançar, mas, acima de tudo, é um momento de gratidão pela superação que enfrentam no dia a dia”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Paulo Vasconcelos.

Também estiveram presentes no evento o prefeito Ivo Gomes e o deputado federal Leônidas Cristino.