A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) de Sobral e a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), juntamente com o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e a Associação de Catadores Força de Vida, que opera na Central Municipal de Reciclagem (CMR), realizaram, nesta quinta-feira (13/04), uma ação nos estabelecimentos comerciais inseridos no entorno da Parque Evangelina Saboya, no bairro Sinhá Sabóia.

O objetivo foi orientar os estabelecimentos comerciais sobre o gerenciamento adequado dos resíduos e notificar os grandes geradores de resíduos em relação ao cumprimento da legislação ambiental, Lei Municipal de Resíduos Sólidos, Lei n° 1789, de 4 de setembro de 2018.

“É importante destacar que a Política Municipal de Resíduos determina obrigações para o usuário dos serviços de limpeza pública, de armazenar os resíduos em área interna ao estabelecimento até a realização da coleta, além disso é obrigação para os grandes geradores apresentar junto ao órgão ou entidade ambiental competente Plano de Gerenciamento de Resíduos com a contratação de serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos gerados”, afirma Guedes Cavalcante, gerente de fiscalização.

Para a coordenadora de Gestão Integrada de Resíduos da Sesep, Cirliane Viana, ações educativas como esta são importantes para que os moradores, comerciantes e população em geral tenham conhecimento sobre a atuação dos catadores nos seus bairros e de que a Prefeitura oferece condições para o descarte correto dos resíduos gerados. “Com a colaboração da população, podemos dar a destinação final correta aos resíduos, fortalecendo a sustentabilidade dos catadores de recicláveis, como também aumentando o tempo de vida útil do aterro sanitário, o que ajuda na preservação do meio ambiente”, afirma.